Por ocasião do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho, 27/07, o Programa SindusCon-SP de Segurança (PSS) lançou uma nova etapa de ações voltadas à prevenção de acidentes nos canteiros de obras no estado de São Paulo.
O foco será orientar e acompanhar as empresas associadas ao sindicato e os trabalhadores na aplicação da Norma Regulamentadora nº 12 (NR-12), que estabelece requisitos técnicos para garantir a segurança no uso de máquinas e equipamentos, preservando a saúde e a integridade física dos profissionais da construção civil.
A primeira visita técnica ocorreu em um canteiro de obras da Construtora Conx, no bairro de Moema, em São Paulo, nesta segunda-feira, 28/07. As visitas seguirão ao longo do ano em obras de empresas associadas ao SindusCon-SP, tanto na capital quanto no interior do estado.
Yorki Estefan, presidente do SindusCon-SP, destaca que o PSS é uma iniciativa conjunta do SindusCon-SP com o Senai, com o apoio do Serviço Social da Construção (Seconci-SP). “Nosso objetivo é promover a qualidade de vida nos canteiros de obras por meio da integração, conscientização e padronização de informações voltadas à segurança do trabalho no setor da construção civil.”
Segundo Estefan, a intensificação das ações é uma resposta à necessidade constante de aprimorar os protocolos de segurança nas obras. “O SindusCon-SP tem total interesse na segurança dos trabalhadores, por isso estamos reforçando esse trabalho junto às nossas empresas associadas. Precisamos estar subsidiados de informações concretas para aperfeiçoar este projeto. O cumprimento da NR-12 é fundamental para reduzir riscos e garantir mais segurança tanto para os trabalhadores quanto para as construtoras”.
Esta nova ação do programa também busca mapear os principais problemas relacionados à instalação e ao manuseio de máquinas e equipamentos temporários, como betoneiras, serras circulares, elevadores de cremalheira, gruas e andaimes. A partir do levantamento dessas informações, as empresas irão intensificar os treinamentos e aprimorar a instalação de máquinas e equipamentos nos canteiros de obras.
Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho e Responsabilidade Social do SindusCon-SP, explica que os técnicos em Segurança do Trabalho do PSS realizarão visitas presenciais e atendimentos para realizar um checklist técnico. O material servirá como ferramenta de orientação para empresas e trabalhadores, reforçando os cuidados necessários para evitar acidentes nos canteiros.
“As empresas associadas ao SindusCon-SP seguem rigorosamente todas as NRs, e essa ação tem justamente o propósito de aprimorar ainda mais os processos de segurança e fortalecer a cultura preventiva em todo o setor”, finaliza Ishikawa .
SindusCon-SP
É a maior associação de empresas da indústria da construção na América Latina. Congrega aproximadamente 300 construtoras associadas e representa cerca de 50 mil empresas de construção residencial, industrial, comercial, obras de infraestrutura e habitação popular, localizadas no estado de São Paulo. Com sede na capital paulista, possui nove diretorias regionais: Bauru, Campinas, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, Santo André, S. José do Rio Preto, S. José dos Campos, Sorocaba e uma delegacia em Mogi das Cruzes. A construção civil representa 3,6% do PIB do Brasil (IBGE/CBIC), e a construção paulista constitui 27,6% da construção brasileira (IBGE).