SPFW N55 | Ponto Firme se inspira em inteligência artificial para mostrar o crochê de uma forma nunca antes vista
Elementos cortados a laser se fundem com o crochê de Gustavo Silvestre, para uma coleção composta por 40 looks
Celebrando a sua oitava participação no São Paulo Fashion Week, o Ponto Firme traz como inspiração as imagens criadas por inteligência artificial e mostra como é possível materializar essas novas ideias no campo da moda e no fazer manual. Gustavo Silvestre, idealizador do projeto, desenvolveu a coleção com mais de 30 artesãos. O desfile do Ponto Firme será aberto ao público e está marcado para o dia 25 de maio, às 17h, no Edifício Copan, em frente à loja Rider Spaces, marca patrocinadora do desfile do Ponto Firme, e conta com o apoio da empresa têxtil Círculo.
Os 40 looks da coleção foram desenvolvidos pelos participantes e egressos do projeto Ponto Firme, da Penitenciária Adriano Marrey, e também pelos alunos da Escola Ponto Firme, que conta com um grupo de mulheres imigrantes propensas ou resgatadas de trabalhos análogos à escravidão na indústria da moda, mulheres trans em situação de vulnerabilidade social, pessoas refugiadas, detentos e egressos do sistema prisional. Os jovens da periferia de São Paulo, que representam o coletivo Artesanato Chave, referência em acessórios e bonés de crochê, também contribuíram com as produções. Dudu Bertolini assina o styling dessa coleção e André Veloso assina a beleza.
A coleção é marcada pela união de tecnologias, como por exemplo elementos que foram cortados a laser e finalizados em crochê com fios Náutico, Barroco Max Color, Encanto, Susi e Liza da Círculo, marca têxtil apoiadora do projeto desde 2018. “Peças metálicas e plásticas foram cortadas a laser no formato necessário para acoplar no crochê para criar looks totalmente personalizados e exclusivos. A coleção é bastante manual, mas teve inspiração da inteligência artificial, em imagens que beiram e ultrapassam o surrealismo, que nos colocam em dúvida se são reais ou não. A partir dessas inspirações, dos materiais e fios, a ideia é mostrar o crochê de uma forma como nunca foi vista”, revela Gustavo Silvestre.
Desfile aberto ao público no Copan
O local foi especialmente escolhido para celebrar um ícone da arquitetura e cartão postal da cidade, além de possibilitar a democratização do acesso a um desfile de moda, já que o evento será aberto ao público. Se na última coleção, em 2022, o Ponto Firme celebrou a origem das artes manuais no Brasil, desta vez a ideia é olhar para o futuro e apresentar peças totalmente manuais de uma forma diferente. “Esta coleção não tem nome, ela é uma celebração no sentido de incentivar o desenvolvimento de potencialidades e da transformação social por meio da moda e das artes manuais. Queremos destacar isso nesta e também em todas as outras coleções já desenvolvidas, mas nesta de forma ainda mais latente e forte”, completa Gustavo.
Peças vendidas em showroom
Uma grande novidade desta edição é que no fim de semana após o desfile, toda a coleção será comercializada em um showroom, o endereço e horário ainda serão divulgados. O público também poderá adquirir na Loja Rider Spaces uma papete Rider e ganhar de brinde um componente customizável para aplicar no produto. Todos foram desenvolvidos 100% à mão pelos integrantes do Projeto Ponto Firme e estarão disponíveis na loja em quantidade limitada, totalmente exclusivos.
Círculo
A empresa é a maior fabricante de fios para trabalhos manuais da América Latina e desenvolve produtos e acessórios para artesanato. Há 85 anos no mercado, conta com mais de 1,5 mil colaboradores ativos na empresa, exporta para mais de 45 países e é a marca com maior atuação do segmento no país. Conta com mais de 700 produtos em seu mix e, através do Time de Artesãos, que soma 13 profissionais, oferece suporte na educação e profissionalização do artesanato, com workshops em todo o Brasil, além de estimular quem pratica o trabalho manual como hobby, oferecendo e-books gratuitos, aplicativo próprio e publicações especializadas em tricô, crochê, amigurumi e bordado.
Serviço:
O quê: Desfile Ponto Firme SPFW
Quando: 25 de maio, às 17h
Onde: Edifício Copan
Desfile gratuito e aberto ao público
___________________
Fonte: SPFW N55