O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), recebeu nesta quinta-feira (6) 600 prefeitos no Palácio dos Bandeirantes para apresentar programas estruturados pelo governo estadual e reforçar o diálogo com os municípios. O objetivo do encontro foi impulsionar o desenvolvimento regional, fortalecer parcerias e garantir investimentos estratégicos em infraestrutura, saúde, educação, habitação e desenvolvimento social.
Desde o início da gestão, o governo estadual já repassou R$ 2,4 bilhões aos municípios e mantém convênios para modernizar as cidades e ampliar os serviços públicos.
“É importante falar um pouco do cenário e dos principais programas de governo para começar essa aproximação. Queremos estar ao lado dos municípios, das prefeituras, para levar à população a melhor gestão possível. Sei que são muitas as demandas municipais e a gente tem que entender os cenários para trabalharmos em conjunto”, afirmou Tarcísio de Freitas.
![Tarcísio de Freitas se reúne com 600 prefeitos e apresenta investimentos; prefeitos do Grande ABC participam 1 Tarcísio de Freitas se reúne com 600 prefeitos e apresenta investimentos; prefeitos do Grande ABC participam](https://abcagora.com.br/wp-content/uploads/2025/02/Tarcisio-de-Freitas-se-reune-com-600-prefeitos-e-apresenta-investimentos-prefeitos-do-Grande-ABC-participam2.webp)
Grande ABC marca presença no encontro
Os prefeitos que integram o Consórcio Intermunicipal Grande ABC participaram da reunião e destacaram as principais demandas regionais. Representando a entidade, estiveram presentes o vice-presidente do Consórcio ABC e prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi, além dos prefeitos Gilvan Júnior (Santo André), Taka Yamauchi (Diadema), Marcelo Oliveira (Mauá), Akira Auriani (Rio Grande da Serra) e a vice-prefeita de São Bernardo do Campo, Jessica Cormick.
Os prefeitos do Grande ABC reforçaram a necessidade de investimentos estaduais em áreas como mobilidade urbana, gestão de resíduos sólidos, micro e macrodrenagem, saúde e segurança.
“Tratamos de diversos temas importantes para nossa região. São muitos programas que podemos trabalhar e, consequentemente, trazer ganhos para a população do Grande ABC e de nossas cidades”, destacou Guto Volpi.
Uma das áreas de destaque foi a infraestrutura, com o governo estadual destinando recursos para contenção de encostas, recuperação de pontes e margens de rios e obras emergenciais para prevenir desastres naturais. O trabalho da Defesa Civil também foi reforçado, com o monitoramento de chuvas intensas e ações preventivas nas cidades do ABC.
programas estaduais apresentados aos prefeitos
Durante o encontro, os prefeitos tiveram acesso a 21 estandes de órgãos estaduais, onde foram apresentadas cartilhas com 135 programas governamentais voltados para o desenvolvimento municipal. O material também foi disponibilizado às prefeituras em formato e-book para facilitar a adesão aos programas.
Destaques
- Infraestrutura e Defesa Civil: investimentos em contenção de encostas e recuperação de áreas de risco, especialmente em cidades com histórico de alagamentos e deslizamentos.
- Saúde: ampliação do financiamento às Santas Casas e entidades filantrópicas pelo programa Tabela SUS Paulista e repasses para municípios que atingem metas em indicadores de saúde.
- Educação: adesão ao Alfabetiza Juntos, que apoia a alfabetização infantil com materiais pedagógicos, capacitação de professores e monitoramento da aprendizagem.
- Habitação: o programa Casa Paulista, que já construiu mais de 50 mil moradias, mantém convênios para a construção de conjuntos habitacionais e infraestrutura sustentável.
- Desenvolvimento Social: expansão do programa Bom Prato, que oferece refeições a R$ 1 para pessoas em situação de vulnerabilidade, e do Viva Leite, que distribui 15 litros de leite por mês para crianças de 6 meses a 6 anos.
- Mobilidade Urbana: projetos voltados para a integração do transporte público e melhorias viárias nas cidades da região.
Além disso, o evento destacou o Movimento SP por Todas, com iniciativas voltadas para mulheres, como carretas de Mamografia e Empreendedorismo e a implantação do Protocolo Não se Cale, que orienta estabelecimentos em casos de assédio.
O encontro foi fundamental para alinhar as demandas municipais com as políticas estaduais, garantindo que os recursos cheguem de forma mais eficiente e estratégica para o Grande ABC e demais regiões do estado.