O governador Tarcísio de Freitas(Republicanos) e a deputada estadual Carla Morando(PSDB) se uniram em uma cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, nesta quarta-feira (07/06), para lançar a Frente Parlamentar do Desenvolvimento Econômico da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). Durante o evento, o governador ressaltou a prioridade da gestão estadual em promover incentivos ao setor produtivo e à iniciativa privada.
“Nós temos desafios sociais e a gente só vai conseguir cumprir esta agenda se promovermos o desenvolvimento econômico. Porque desenvolvimento econômico e social são indissociáveis, eles precisam caminhar juntos, então a gente vê com muita alegria a criação dessa Frente Parlamentar. O Governo de São Paulo e a Assembleia Legislativa têm trabalhado juntos nas agendas que são importantes para o estado. É uma iniciativa bem-vinda e que está congregando lideranças de todos os setores da nossa economia”, disse Tarcísio.
Carla Morando, coordenadora da Frente, destacou a importância de adotar medidas para atrair investimentos e gerar empregos. “Eu nasci no Grande ABC, berço da indústria e de vários polos produtivos conhecidos em todo País. Por isso, eu sei o quanto toda a cadeia produtiva, o comércio e o setor de serviços são importantes para o desenvolvimento do estado, que vem lutando para se manter. Foi então que eu decidi propor a Frente Parlamentar de Desenvolvimento Econômico do Estado de São Paulo.”
A iniciativa da Frente Parlamentar é fomentar, por meio do Parlamento Paulista, ações e demandas relacionadas ao desenvolvimento essencial da indústria, do comércio e dos serviços. O objetivo é enfrentar os gargalos existentes no país e no próprio estado de São Paulo, como a carga tributária excessiva, a dificuldade na obtenção de crédito, as taxas de juros impraticáveis, a burocracia e a discussão sobre a substituição tributária.
O prefeito de São Bernardo do Campo, Orlando Morando, enfatizou a importância da Frente Parlamentar e elogiou a articulação de Carla Morando. “A Carla conseguiu através desta articulação mostrar a importância que tem esta Frente inclusive com a presença do governador, sendo lançada aqui no Palácio dos Bandeirantes. Quem lidera movimentos empresariais tem que ter coragem. Eu sei que ela tem coragem e fará um grande trabalho.”
Sob a coordenação da deputada estadual Carla Morando, a Frente Parlamentar reúne 30 membros, incluindo cinco efetivos e 25 membros apoiadores, com o objetivo de ampliar o diálogo entre o poder público e representantes do setor privado para impulsionar o desenvolvimento econômico, a indústria, o comércio e os serviços em São Paulo. Compromete-se a trabalhar pela aprovação de propostas que facilitem o empreendedorismo e a desburocratização normativa e tributária das atividades produtivas em São Paulo. O grupo também irá acompanhar e sugerir aprimoramentos nas políticas públicas do Governo do Estado para o desenvolvimento econômico paulista.
“A Frente Parlamentar vai funcionar por meio de reuniões, debates e audiências públicas visando a identificação dos pleitos de cada um dos setores econômicos de São Paulo. Vamos promover o diálogo entre parlamentares e representantes do Governo do Estado, indústria, comércio, serviços e sociedade em geral”, explicou a deputada Carla Morando.
Centenas de pessoas prestigiaram o evento que teve a participação do secretário-chefe da Casa Civil, Arthur Lima, do secretário-chefe da Casa Militar e coordenador da Defesa Civil do Estado, coronel Henguel Ricardo Pereira, dos secretários de Estado Jorge Lima (Desenvolvimento Econômico), Gilberto Kassab, (Governo e Relações Institucionais), Guilherme Afif Domingos (Projetos Estratégicos) e Guilherme Derrite (Segurança Pública), do senador Marcos Pontes, parlamentares, prefeitos e líderes de entidades da indústria, comércio e serviços.
*Com informações/assessoria deputada Carla Morando