Na manhã desta segunda-feira (24), o governador do Estado de São Paulo, Tarcísio de Freitas, acompanhou de perto um momento simbólico para a mobilidade urbana da capital: a chegada da tuneladora “Cora Coralina”, o popular “Tatuzão”, à Estação Orfanato, na Zona Leste. Com isso, todas as quatro estações do primeiro trecho da expansão da Linha 2-Verde do Metrô foram oficialmente conectadas por túnel.
A conclusão deste trecho representa um marco de 91% das obras finalizadas, restando agora pouco mais de 400 metros de escavação até o poço de ventilação Falchi Gianini, na Vila Prudente, onde a tuneladora fará conexão com os túneis já existentes da operação atual da Linha 2-Verde. O equipamento partiu do Complexo Rapadura e, desde então, passou pelas estações Vila Formosa, Anália Franco, Santa Clara e agora chega à Estação Orfanato.
“Este é um dia importante com a chegada do Tatuzão à Estação Orfanato. Essa escavação começou em novembro de 2023, quando saímos do Complexo Rapadura, e nós temos agora quatro estações interligadas por túnel. Essa é a última estação antes da Vila Prudente e vamos caminhar até o próximo túnel de ventilação, onde a tuneladora vai ser desmontada e levada até a Penha, para a escavação de mais quatro estações, completando assim o túnel da Linha 2-Verde. A previsão é começarmos a operar o primeiro trecho, até a Vila Formosa, em novembro de 2027, dando início às melhorias em mobilidade e qualidade de vida da população da Zona Leste”, destacou o governador.

Avanço contínuo da tuneladora
Desde o início de sua operação, a tuneladora “Cora Coralina” percorreu 4 mil metros, escavando um volume impressionante de 427 mil metros cúbicos de terra. Com 11,66 metros de diâmetro e 2.500 toneladas de peso, a máquina tem avançado, em média, 15 metros por dia, tornando-se peça-chave para o cumprimento dos prazos da obra.
No trecho final antes da chegada à Estação Orfanato, foram escavados 443 metros a partir do poço de ventilação VSE Madrid. Agora, a máquina será arrastada até próximo da parede onde será iniciado o último estágio de escavação da primeira fase da obra.
Estação Orfanato: mobilidade com acessibilidade
Construída no cruzamento das ruas do Orfanato e Doutor Sanareli, a Estação Orfanato terá capacidade para receber 13,3 mil passageiros por dia. Até o momento, a construção total — que inclui obras civis e sistemas — atingiu 59% de conclusão, sendo que a obra civil, isoladamente, já alcançou 84%.
Com sete níveis ao longo de seus 51 metros de profundidade, a estação contará com dois acessos ao público, 24 escadas rolantes e sete elevadores, garantindo conforto e acessibilidade aos usuários.
A Orfanato será a primeira estação após Vila Prudente no novo trecho da Linha 2-Verde e funcionará como ponto estratégico de conexão para os passageiros da Zona Leste.
Expansão da Linha 2-Verde e investimentos
A ampliação da Linha 2-Verde é uma das maiores obras de mobilidade em andamento no estado de São Paulo. Com investimento de R$ 14,8 bilhões por parte do Governo do Estado, o projeto prevê a construção de 8,3 km de trilhos entre as estações Vila Prudente e Penha, incluindo oito novas estações.
A entrega da expansão será feita por etapas: o primeiro trecho, entre Vila Prudente e Vila Formosa, tem inauguração prevista para novembro de 2027. Já o segundo trecho, que vai de Vila Formosa até a Penha, deve ser concluído até 2028.
Quando finalizada, a linha terá capacidade para atender até 1,2 milhão de passageiros por dia, representando um salto importante na qualidade do transporte sobre trilhos na cidade de São Paulo.
Benefícios para a Zona Leste
A chegada da Linha 2-Verde à Penha e a conexão direta com a atual malha metroviária são vistas como um avanço estratégico para a mobilidade da Zona Leste. A região, que concentra grande parte da população paulistana, passará a contar com uma alternativa de transporte mais rápida, segura e eficiente.
Além da redução no tempo de deslocamento diário, a expansão deve aliviar o fluxo de passageiros em outras linhas já saturadas e promover uma redistribuição mais equilibrada dos usuários por toda a rede metroferroviária.
O projeto também reflete o compromisso do governo estadual com o desenvolvimento urbano sustentável e a valorização do transporte público como motor de transformação social e econômica.
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*Com informações: Agência SP