O governador Tarcísio de Freitas acompanhou, nesta terça-feira (4), em São Paulo, a chegada do Tatuzão Norte à futura Estação Brasilândia, última parada do trecho norte da Linha 6-Laranja. As obras, que somam um investimento de R$ 19 bilhões, atingiram 60% de conclusão e seguem dentro do cronograma do Governo de São Paulo. A previsão é de que o primeiro trecho do ramal, entre as Estações Brasilândia e Perdizes, seja entregue no segundo semestre de 2026.
“Hoje a celebração é especial, porque estamos chegando à Brasilândia, que lutou por essa obra por muitos anos. É o sonho de toda uma comunidade trabalhadora, que acorda muito cedo e gasta hoje uma hora e meia para chegar ao centro. Nós vamos reduzir esse tempo de viagem para 23 minutos. Estamos falando de aumento de produtividade, de menos emissões, de sustentabilidade e também do que há de mais moderno em mobilidade urbana, que é o transporte metroferroviário, para uma cidade enorme como São Paulo”, declarou o governador Tarcísio de Freitas.
O evento contou com a presença dos secretários estaduais Rafael Benini (Parcerias em Investimentos) e Marco Antonio Assalve (Transportes Metropolitanos), além do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes, e de representantes da Construtora Acciona e do Consórcio Linha Universidades.
O restante do ramal, que liga as Estações Perdizes e São Joaquim, interligará a Zona Norte ao Centro da cidade e tem entrega prevista para o segundo semestre de 2027. A nova linha contará com conexões estratégicas com as Linhas 1-Azul, 4-Amarela, 7-Rubi, 8-Diamante e 9-Esmeralda.
“Essa obra é um marco importante, uma conclusão da primeira fase do que temos planejado, mas vamos fazer muito mais com a expansão de toda essa linha”, afirmou o secretário Rafael Benini.
Linha 6-Laranja: A Nova Rota da Mobilidade Urbana
Com 15,3 quilômetros de extensão e 15 estações, a expectativa é que a Linha 6-Laranja transporte mais de 630 mil passageiros diariamente entre as Estações Brasilândia e São Joaquim. O trajeto, que atualmente leva cerca de 1h30 de ônibus, será reduzido para 23 minutos.
Além da transformação na mobilidade urbana, a Linha 6-Laranja é considerada a maior obra de infraestrutura atualmente em execução na América Latina. O empreendimento é uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo do Estado de São Paulo e a Concessionária Linha Universidades (Linha Uni), e gera mais de 10 mil empregos diretos e indiretos.
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*Com informações: Agência SP