Com a chegada do verão, marcado por fortes chuvas e condições climáticas extremas, o prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, reuniu o Comitê de Resiliência e Eventos Climáticos Extremos nesta sexta-feira (3/1), no CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências). O objetivo é fortalecer estratégias do Programa Alerta São Caetano, criado para prevenir, responder e reabilitar áreas atingidas por eventos como enchentes e ventanias.
“Estamos aprimorando estratégias e criando soluções que visam salvar vidas e minimizar os impactos de fenômenos climáticos severos na nossa cidade. Ampliando este cuidado, teremos uma resposta mais assertiva na proteção e assistência da nossa população”, destacou Tite Campanella.
Ações coordenadas para enfrentar fenômenos climáticos
O plano multisetorial prevê ações de socorro, assistência humanitária e reabilitação rápida das áreas afetadas. O objetivo é mitigar os danos e garantir o retorno à normalidade o mais rápido possível. O comitê é acionado sempre que houver risco ou previsão de perigo, como enchentes, garantindo um esforço coordenado entre diversas secretarias e órgãos municipais.
Os moradores podem receber alertas preventivos pelo WhatsApp, enviando um “oi” ou “olá” para o número (11) 9.8853-2348, ou entrar em contato com o CGE pelo telefone 0800 7000 156 em casos de emergência.
Programa Alerta São Caetano: uma força coletiva
O Programa envolve várias secretarias e órgãos, como Assistência e Inclusão Social, Saúde, Educação, Segurança, Defesa Civil, e o Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental). Esse trabalho coletivo visa proteger a população e minimizar os impactos de tempestades e ventanias na cidade.