A Escola Municipal de Educação Ambiental (Emea) Parque Tangará, em Santo André, promove a programação especial “Tô de Férias”, nos dias 14, 16, 21 e 23 de janeiro. Com atividades gratuitas para todas as idades, a iniciativa busca integrar a comunidade escolar e os moradores da cidade, proporcionando momentos de aprendizado e contato com a natureza. As atividades acontecem pela manhã e à tarde, e mais detalhes estão disponíveis no site oficial: parqueescola.org.br/programacao-livre.
LEIA TAMBÉM: Semasa leva crianças para brincar na natureza durante as férias
“A Emea Parque Tangará / Parque Escola é um equipamento da Secretaria de Educação, em meio à área urbana. É um local para as vivências ao ar livre, para o contato com a natureza, e, principalmente, para sensibilização ambiental no cuidado da casa comum. Participar dessas atividades nos traz o sentido de pertencimento e responsabilidade frente às questões ambientais do planeta, principalmente sobre a gestão de resíduos, os recursos hídricos, a fauna e flora local”, destacou o secretário de Educação, Pedrinho Botaro.
A programação inclui oficinas de manejo colaborativo em espaços como orquidário, horta, horto e cactário, onde agentes ambientais orientam sobre cuidados com plantas como orquídeas, cactos e hortaliças. No dia 14, a atividade “África Brincante” traz uma abordagem lúdica sobre ancestralidade africana. À tarde, a “Expedição Ecológica: Ciclos do que é vivo” explora a importância de minhocas e abelhas no ecossistema, seguida pela oficina de desenho “A bicharada está solta”, voltada à fauna brasileira.
Nos dias seguintes, os participantes poderão explorar atividades diversificadas como a “Passarinhada na Emea”, que destaca a biodiversidade local, a oficina de “Marcenaria Infantil”, a trilha interpretativa “Segredos do Bosque”, e a experiência de “Imersão no Mundo das Abelhas Sem Ferrão”. As ações também promovem a educação ambiental por meio de práticas criativas, como a produção de cadernos ecológicos na oficina de scrapbook e a construção de bichos de madeira.
Os organizadores recomendam que os participantes utilizem roupas e calçados confortáveis, levem garrafinhas de água, protetor solar e repelente.