Uma pesquisa realizada pelo Ministério do Turismo e pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados revelou que a praia é o destino favorito de 35% dos brasileiros para as férias. O levantamento, chamado Tendências de Turismo Verão 2025, ouviu 5.542 pessoas em todo o país, entre 14 e 28 de outubro de 2024, e trouxe importantes insights sobre o comportamento e as preferências dos viajantes no Brasil.
natureza e cultura também são atrativos
Além das praias, que lideram as preferências, natureza e ecoturismo aparecem em segundo lugar, escolhidos por 16% dos entrevistados. Já as atrações culturais ou históricas e atividades de saúde e bem-estar ficaram empatadas em terceiro lugar, com 7% cada.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, destacou a diversidade do turismo brasileiro e sua força como destino nacional. “A pesquisa demonstra a força do turismo brasileiro. A grande diversidade de belezas naturais e nosso patrimônio histórico evidenciam o potencial do Brasil como destino turístico e a importância da preservação”, afirmou.
o que influencia na escolha do destino?
Entre os fatores decisivos para escolher um destino, as belezas naturais foram apontadas por 23% dos entrevistados como o principal atrativo. Em segundo lugar, vieram os preços baixos (16%), seguidos pela possibilidade de reencontrar familiares e amigos (12%).
Os resultados reforçam que o turismo doméstico tem um papel significativo na preferência dos brasileiros. Apesar de viagens internacionais atraírem interesse, 63% dos entrevistados escolheriam um destino nacional caso ganhassem um prêmio para viajar com os custos pagos.
redes sociais são as principais fontes de informação
No momento de decidir para onde viajar, as redes sociais se destacam como a principal fonte de informação para 47% dos entrevistados. Plataformas como Instagram, Facebook, TikTok e X (antigo Twitter) influenciam significativamente as escolhas de destinos.
Em seguida, os brasileiros afirmaram confiar na opinião de amigos e familiares (37%) e em sites e blogs de turismo (22%). Agências de viagens foram mencionadas por 18%, enquanto canais de vídeo online, como YouTube, foram citados por 17%.
frequência de viagens e turismo nacional
A pesquisa mostrou que 61% dos brasileiros realizam pelo menos uma viagem de lazer por ano. Dentro desse grupo:
- 33% viajam apenas uma vez;
- 22% viajam de duas a três vezes;
- 6% viajam quatro vezes ou mais.
O levantamento reforça que, mesmo com o interesse por destinos internacionais, o Brasil continua sendo uma escolha popular devido à diversidade de atrativos e à facilidade de acesso.
importância do turismo nacional
Para o ministro Celso Sabino, os dados reafirmam o potencial do Brasil como destino turístico global e evidenciam a necessidade de continuar investindo na preservação ambiental, no patrimônio histórico e na infraestrutura de turismo. “Ainda que viagens internacionais sejam mais caras, muitos brasileiros optariam por destinos nacionais. Isso evidencia nosso potencial e a importância de valorizarmos nossa rica diversidade cultural e natural”, concluiu.
Com a chegada do verão, os dados da pesquisa indicam que as praias brasileiras continuarão sendo o principal refúgio dos turistas, além de impulsionarem o turismo interno e movimentarem a economia local.
_____
*Com informações: Agência Brasil | Foto: Diego Bachiega/Prefeitura de Bertioga