Entregue para a população de São Bernardo em 27 de outubro de 2025 após ser totalmente reconstruída, a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila São Pedro já soma mais de 38 mil atendimentos, entre consultas e exames. O prefeito Marcelo Lima esteve nesta sexta-feira (16/1) no equipamento de saúde para vistoriar o local e acompanhar parte dos atendimentos.
O prefeito Marcelo Lima conversou com pacientes, acompanhantes e profissionais de saúde para identificar como tem sido o atendimento prestado na unidade Moradora da Vila São Pedro, Ana Queren Hapuque da Silva Gasparini, de 23 anos, estava saindo da unidade, após ser atendida. Com dor de ouvido, a jovem elogiou o atendimento recebido. “Quando cheguei tinha bastante gente na recepção. Mas o atendimento médico não demorou e gostei muito do profissional que me atendeu”, elogiou.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
Atualmente referência de estrutura no País, a UPA Vila São Pedro foi a primeira a ser reformada pela gestão – a UPA União/Alvarenga está em obras e a próxima do cronograma será a UPA Paulicéia. “A UPA estava em uma situação péssima, sem condições de uso dos banheiros, e nós realizados uma grande reconstrução e dobramos o número de consultórios, além de incluirmos o atendimento odontológico que não existia na unidade”, relembrou o chefe do Executivo municipal.
“Tenho conversado com os pacientes e eles relatam que estão felizes com o atendimento, que os profissionais são humanizados e isso é muito importante. A gente constrói paredes e melhora as estruturas, mas o atendimento faz toda a diferença. E aqui nós temos profissionais que gostam de cuidar das pessoas”, acrescentou o prefeito Marcelo Lima.
ORGULHO – O secretário de Saúde, Dr. Jean Gorinchteyn, acompanhou a vistoria e destacou o orgulho de toda a equipe com relação à unidade. “Essa UPA conta com uma estrutura semelhante a muitos hospitais. É um equipamento que está pronto para atender a população de São Bernardo como ela merece, com qualidade, respeito e acolhimento”, pontuou. O gerente da UPA, Valdemar Pereira, reiterou que a equipe e a população atendida têm zelado pela unidade. “A unidade segue conservada, assim como recebemos, uma unidade moderna, completa e isso é bom tanto para os trabalhadores quanto para os funcionários”, ressaltou.
________
Fonte: PMSBC | Texto: Aline Melo/PMSBC
