A Farmácia Escola da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS) atendeu 23.819 pessoas ao longo de 2024, produzindo 471.173 unidades manipuladas de medicamentos, como cápsulas e frascos, para a população. Além de prestar um importante serviço à comunidade, a iniciativa é parte fundamental das atividades práticas do curso de Farmácia da universidade.
Com 21 anos de atividade, a Farmácia Escola funciona em parceria com a Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul, manipulando medicamentos prescritos pela rede pública de saúde. Os medicamentos são oferecidos de forma gratuita, e os pacientes recebem orientações detalhadas para o uso correto, contribuindo para a prevenção de automedicação e outros problemas relacionados ao uso inadequado de medicamentos.
O local também promove a educação ambiental, ao disponibilizar um ponto para o descarte correto de medicamentos vencidos, evitando que esses produtos sejam descartados no lixo comum e causem danos ao meio ambiente.
A gestora da Farmácia Escola e coordenadora do curso de Farmácia da USCS, Profª Cristina Vidal, destacou a importância da iniciativa tanto para os alunos quanto para a comunidade. “A Farmácia Escola é campo de estágio para os alunos, que chamamos de cenário de prática da atividade farmacêutica. Desde o 1º semestre, os estudantes aprendem todas as etapas: desde a chegada da matéria-prima, manipulação e controle de qualidade até a entrega com orientação farmacêutica. Esse diferencial ajuda muitos deles a ingressarem no mercado de trabalho na área de manipulação e medicamentos”, afirmou.
Localizada no Campus Centro da USCS, na Rua Santo Antônio, nº 50, a Farmácia Escola realiza o atendimento presencial de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O serviço de manipulação está disponível exclusivamente para medicamentos prescritos pela rede pública de saúde, incluindo fitoterápicos e outros medicamentos manipulados.