Sábado é dia de colocar a caderneta de vacinação em dia em São Paulo. A Secretaria de Estado da Saúde (SES-SP) promove, neste dia 24, o Dia D de vacinação contra o sarampo e a febre amarela. A mobilização faz parte de uma ofensiva que começou logo no início de janeiro para barrar o avanço dessas doenças na capital.
Se você costuma passar por estações de metrô, terminais de ônibus ou shoppings, provavelmente já notou os postos volantes. A ideia do governo é justamente “ir onde o povo está”, facilitando a vida de quem não consegue parar durante a semana. Mas, além desses pontos estratégicos, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) estarão de portas abertas das 8h às 17h.
>>mais notícias: Saúde
Por que se vacinar agora?
O foco principal são adolescentes e adultos que nunca se vacinaram ou que perderam o prazo da segunda dose. No ano passado, São Paulo registrou dois casos importados de sarampo. Já a febre amarela preocupa ainda mais: em 2025, foram 57 casos confirmados no estado, com 34 mortes.
“Manter a vacinação em dia é fundamental para a proteção individual e coletiva, contribuindo para a redução do risco de surtos e epidemias. A imunização também protege pessoas que não podem receber vacinas, como indivíduos imunocomprometidos ou com contraindicações clínicas”, reforça a Secretaria.
Quem precisa tomar as doses?
Para o Sarampo, crianças de 12 e 15 meses devem seguir o calendário padrão. Quem tem entre 5 e 29 anos precisa de duas doses. Já para os adultos de 30 a 59 anos, apenas uma dose é suficiente para garantir a proteção. No caso da Febre Amarela, quem tem entre 5 e 59 anos e nunca se vacinou deve tomar a dose única o quanto antes.
Fique atento aos sintomas
Muitas vezes, os primeiros sinais podem ser confundidos com uma gripe forte, mas o corpo dá alertas específicos. No sarampo, manchas vermelhas e febre alta acima de 38,5° são os sinais claros. Já na febre amarela, o início é súbito, com calafrios, dor de cabeça intensa e dores musculares.
Se bater aquela dúvida sobre reações ou eficácia, o Governo de SP disponibilizou o portal Vacina 100 Dúvidas, que responde às perguntas mais buscadas na internet sobre o tema.
_______
*Com informações: Agência SP
