O vereador Vavá da Churrascaria, junto com a coordenadora Geral do Projeto CRE’R, Rosana Thomaz, esteve em reunião com a Deputada Estadual Ana Carolina Serra, para buscar apoio político e recursos para o desenvolvimento e continuidade de um Projeto que faz a diferença na vida de pessoas que precisam de um cuidado especial.
Durante o encontro, que ocorreu na Assembleia Legislativa de São Paulo, a coordenadora do Projeto e o vereador Vavá tiveram a oportunidade de apresentar um pouco do trabalho desenvolvido pela instituição e discutir a importância de assegurar financiamento para sua manutenção contínua. A Deputada Ana Carolina Serra demonstrou um grande interesse e empatia pela causa, reconhecendo a importância de iniciativas como o CRE’R para promover a inclusão e cuidado para as pessoas com necessidades especiais da cidade.
O Projeto CRE’R nasceu há 30 anos, a partir da ideia de Etelvina Barreiro e mais seis mães de alunos especiais, que estavam insatisfeitas com as instituições para deficientes intelectuais que existiam na época. Etelvina conta que muitas coisas mudaram ao longo desses anos. “É uma grande realização ver o Cre’r se fortalecendo como instituição e ao mesmo tempo, ver que ele permaneceu e permanece acolhedor.”
Etelvina ressalta a importância do Projeto CRE’R na vida dos educandos, citando o exemplo de sua própria filha, que frequenta o CRE’R desde a sua fundação. Ela relata que a filha prepara sua bolsa para vir ao CRE’R todas as manhãs, mesmo estudando no período da tarde, evidenciando o ambiente acolhedor e dinâmico que a instituição oferece.
A coordenadora Rosana destaca o propósito do Projeto em proporcionar inclusão, qualidade de vida e acolhimento para pessoas como Marcelo Henrique Castilho, de 14 anos, um dos alunos do CRE’R. Marcelo, que possui síndrome de Down, ingressou no Projeto vindo do ensino regular, onde enfrentava bullying. Em pouco tempo de convivência com seus pares e num ambiente totalmente imerso no cooperativismo e na aceitação, ele já se comunica e participa, inclusive, das aulas de dança de forma bem expressiva.
Ela conta também sobre o caso da Tatiana Barreiro, de 42 anos, uma mãe viúva com dois filhos: uma menina com síndrome de Down, que está no projeto há 12 anos, e um rapaz com deficiência intelectual e não verbal, que começou a frequentar o CRE’R no ano passado. A participação inicial do filho de 42 anos era três vezes por semana, que aumentou para todos os dias devido ao feedback positivo da mãe. Rosana acredita que esse tipo de assistência é uma forma de “cuidar de quem cuida”, aliviando assim a carga de responsabilidade das famílias.
Atualmente, o CRE’R tem capacidade para atender 25 pessoas com idades entre 14 e 49 anos, oferecendo atividades pela manhã (das 8h10 às 11h45) e à tarde (das 13h00 às 16h30). As atividades são coordenadas por educadoras com formação em pedagogia e pós-graduação voltada para deficiência intelectual. Além disso, os alunos desfrutam de aulas de recreação, como dança, artes e artesanato, ministradas por professores voluntários.
O Vereador Vavá da Churrascaria destaca ainda que a inclusão vai além da acessibilidade física e engloba a criação de ambientes que valorizem as habilidades e contribuições únicas de cada indivíduo, independentemente de suas limitações físicas, sensoriais ou cognitivas.
DOAÇÕES Projeto CRE’R
Seja um doador! O Projeto CRE’R recebe doações para o bazar permanente que vende roupas, sapatos e brinquedos. As vendas do bazar ajudam na manutenção da instituição.
Você pode fazer doações por depósito bancário, qualquer quantia é bem-vinda para a instituição.
Dados Bancários para depósito em conta:
Itaú Agência: 1669 Conta: 06599-5 CNPJ 00491223/0001-07
Bradesco Agência: 2422 Conta: 8525-1 CNPJ 00491223/0001-07
PIX CNPJ 00.491.223/0001-07
Ou boleto Mensal que podemos gerar, através de contato pelo e-mail: associacaoprojetocrer@gmail.com
Ou através dos telefones: (11) 4316-4386
O endereço do Projeto CRE’R é Rua Irani, 20 Jardim Stella, Santo André-SP.