Uma obra histórica e de proporções grandiosas está em andamento em São Bernardo do Campo. O primeiro viaduto estaiado da cidade atingiu 75% de execução neste mês de dezembro, marcando um novo capítulo na mobilidade urbana do Grande ABC. Com um investimento de R$ 166 milhões, o elevado de 600 metros de extensão conectará diretamente os corredores Robert Kennedy, Ribeirão dos Couros e 31 de Março, oferecendo duas faixas de rolamento em cada sentido e passagem para pedestres.
Com conclusão prevista para julho de 2025, o viaduto visa desafogar o tráfego da Avenida Piraporinha e outras vias centrais, além de otimizar o deslocamento entre bairros e cidades da região. Estima-se que o novo eixo viário atenderá cerca de 20 mil viagens por dia, melhorando significativamente o acesso a Diadema e São Paulo.
Prefeito destaca importância da obra
Durante vistoria ao canteiro de obras, o prefeito Orlando Morando enfatizou a relevância do projeto. “Mais uma intervenção que vai melhorar muito a mobilidade urbana de toda cidade de São Bernardo. O viaduto estaiado vai ligar o Grande Alvarenga, bairro Assunção, ao km 16 da Via Anchieta. Estamos deixando 100% dos recursos garantidos para que o próximo prefeito, Marcelo Lima, possa entregar essa belíssima e importante obra para a população”, afirmou.
O prefeito também ressaltou a parceria entre a Prefeitura de São Bernardo e o Governo de São Paulo, que disponibilizou R$ 120 milhões para o projeto, viabilizados pela deputada estadual Carla Morando. “Agradeço o governador Tarcísio de Freitas pelo empenho em ajudar São Bernardo”, acrescentou.
Detalhes do projeto e execução
De acordo com o gerente do projeto, Sebastião Ronquim, 200 colaboradores estão envolvidos nesta etapa, que inclui a conclusão dos mastros e o avanço do tabuleiro do viaduto. Além disso, o contrato engloba melhorias complementares, como a canalização de 300 metros do Ribeirão dos Couros e o recapeamento da Avenida Robert Kennedy, já finalizados.
O viaduto estaiado, cujo ponto mais alto terá 50 metros, foi projetado para causar o menor impacto possível no tráfego local, especialmente no sistema de transporte público que utiliza o Corredor ABD, situado na Avenida Piraporinha.
Obras complementares fortalecem a infraestrutura viária
Além do viaduto estaiado, outros dois viadutos estão sendo construídos nas imediações, com investimento de R$ 72 milhões. Essas estruturas facilitarão o trânsito no entroncamento das avenidas 31 de Março e Lions, incluindo alargamento de pistas e melhorias na infraestrutura.
Outra entrega significativa é a Avenida Marginal Ribeirão dos Couros, que já foi concluída. A nova via de 2,2 quilômetros conecta a Avenida Piraporinha ao Corredor ABD no bairro Jordanópolis. O investimento de R$ 70 milhões garantiu 45 mil metros quadrados de pista, ajudando a descongestionar o trânsito local e promovendo mais agilidade no deslocamento.