A ViaMobilidade entregou nesta quinta-feira (15) a reforma completa da Estação Santo Amaro, uma das mais importantes da Linha 5-Lilás do metrô de São Paulo, após cinco dias de operação assistida. A partir das 16h30, os usuários passaram a utilizar todos os novos espaços durante o horário comercial completo, das 4h40 à meia-noite.
Investimento de R$ 160 milhões em mobilidade urbana
Com um investimento total de R$ 160 milhões, a modernização busca melhorar a integração entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda, além de proporcionar mais acessibilidade, segurança e fluidez para os passageiros. Entre as principais melhorias estão:
- Nova passarela externa sobre o Rio Pinheiros, com sete metros de largura;
- Ampliação de 15 metros no mezanino de integração;
- Oito escadas rolantes e quatro elevadores novos;
- Mais de 4.000 m² de área construída para circulação;
- Sinalização atualizada, iluminação RGB e LED e novos banheiros acessíveis.
“Trabalhamos para oferecer um ambiente mais seguro, moderno e confortável para todos que utilizam a Linha 5-Lilás”, afirmou Antonio Marcio Barros Silva, diretor da ViaMobilidade – Linhas 5 e 17.
Nova estrutura favorece integração entre linhas e conforto
O novo projeto atende ao crescimento da demanda entre as linhas 5-Lilás e 9-Esmeralda. Para a construção da passarela, foram utilizadas 1.300 toneladas de estrutura metálica, 1.500 m³ de concreto e 3.300 metros de fundações profundas.
A estação recebeu ainda piso tátil, mapas em braile, rampas adaptadas e salas de apoio para os colaboradores. Sistemas de combate a incêndio, proteção contra descargas atmosféricas (SPDA), sinalização de emergência e comunicação visual também foram atualizados.
Estação Santo Amaro já opera com nova estrutura completa
A reforma passou por vistoria da Artesp no dia 9 de maio e foi aprovada para funcionamento em horário integral. A operação assistida iniciada em 10 de maio serviu para testes finais de equipamentos e fluxo de usuários. A partir das 16h30 do dia 15, a nova estrutura passou a operar normalmente.
Nos próximos 60 dias, será realizada a desmobilização do canteiro de obras e do acesso provisório à ciclovia, marcando o fim de um dos principais projetos de modernização da malha metroviária de São Paulo.
______
*Com informações: ViaMobilidade/FSB Comunicação