Ação rápida da GCM (Guarda Civil Municipal) de São Bernardo resultou, nesta terça-feira (21/10), na prisão em flagrante de dois homens por tentativa de furto na UBS (Unidade Básica de Saúde) Vila São Pedro II. O trabalho contou com o apoio do sistema de videomonitoramento da cidade, que auxiliou na localização dos suspeitos, já conhecidos por envolvimento em furtos anteriores na mesma unidade de saúde.
>>mais notícias: São Bernardo do Campo
As equipes foram acionadas, via CCO (Centro de Controle Operacional), após denúncia de que dois indivíduos estariam sobre o telhado da UBS tentando furtar fios elétricos. Ao chegarem ao espaço, os agentes constataram que os homens haviam fugido, mas conseguiram localizá-los e abordá-los nos fundos do prédio.
Durante a revista, um dos suspeitos confessou ter furtado fios da unidade em duas ocasiões anteriores. A informação sobre os furtos foi confirmada por registros e imagens da própria UBS. O mesmo indivíduo apresentava comportamento alterado e agressivo, sendo necessário o uso de algemas para garantir a segurança dos agentes e a integridade da abordagem.
Os dois homens foram conduzidos ao 6º DP (Distrito Policial), onde foi registrado boletim de ocorrência por tentativa de furto. Ambos permaneceram à disposição da Justiça.
VIDEOMONITORAMENTO – Segundo o comandante da GCM de São Bernardo, Eduardo dos Santos, a prisão reforça a efetividade do trabalho de inteligência e da integração entre as equipes operacionais e o sistema de videomonitoramento. “Essa unidade já havia sido alvo de furtos, o que gerou repercussão entre os moradores. Hoje, com o apoio do videomonitoramento, conseguimos identificar, abordar e deter os dois indivíduos envolvidos. A ação demonstra que estamos atentos, presentes e comprometidos com a proteção dos equipamentos públicos e da população.”
A GCM destaca ainda a importância da colaboração da comunidade no enfrentamento a crimes e atitudes suspeitas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 153, canal direto e permanente de atendimento da corporação.
Fonte: PMSBC Texto: Luciana Almeida