O brasileiro Vinícius Júnior, atacante do Real Madrid, venceu o prêmio The Best da Fifa como melhor jogador do mundo em 2024. A premiação ocorreu na tarde desta terça-feira (17), em Doha, no Catar. É a primeira vez que o jogador recebe o título da entidade máxima do futebol.
Em seu discurso, Vini Jr. agradeceu ao Flamengo, clube que o revelou, e dedicou o prêmio à Seleção Brasileira e aos colegas do Real Madrid, onde atua desde 2018.
“Tenho de agradecer a todo mundo que votou em mim, todos os jogadores, treinadores, jornalistas e meus fãs. Eu não poderia deixar de agradecer à minha família, que deixou de viver o sonho dela para viver o meu sonho. Agradecer ao presidente, ao mister Carleto [Carlo Ancelotti, treinador do Real Madrid], e ao meu time que me fez chegar até aqui e me fez acreditar que eu poderia fazer a diferença e fazer grandes coisas com elas”.
O jogador viveu sua temporada mais espetacular em 2023/24, sendo protagonista em momentos decisivos pelo Real Madrid. Vini Jr. marcou 24 gols em 39 partidas, em diferentes competições.
Na votação, Vini Jr. alcançou 48 pontos, sendo eleito por treinadores, capitães de seleções, jornalistas e torcedores. O espanhol Rodri ficou em segundo lugar com 43 pontos, e o inglês Jude Bellingham ficou em terceiro com 37 pontos. O Brasil não recebia o título desde 2007, quando Kaká foi premiado, e é a primeira vez que um brasileiro vence na era The Best, criada em 2016.
Veja a lista completa no site da Fifa .
Marta ganha o “Marta”
Marta, por sua vez, fez história novamente ao vencer o primeiro Prêmio Marta da Fifa, que homenageia o gol mais bonito do futebol feminino. O prêmio, criado em 2024, teve como vencedora a própria jogadora, considerada seis vezes a melhor do mundo.
O gol premiado foi marcado duas semanas antes do Torneio Olímpico de Paris 2024: um chute preciso da entrada da área, no ângulo, após uma pedalada que deixou a zagueira para trás.